Publicações

As dívidas de uma pessoa caducam depois de 5 anos?

Existe uma diferença entre a Prescrição e a Extinção de uma dívida.

 

A prescrição é o período estabelecido por lei após o qual o credor perde o direito de exigir o pagamento judicialmente. Além disso, após a prescrição, o nome do devedor deixa de ter restrições diante dos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC ou o Serasa Score (o famoso nome limpo).

 

Porém, o prazo de prescrição de uma dívida varia de acordo com o tipo e a legislação pela qual se aplica. Por exemplo, dívidas de contrato de crédito, como empréstimos bancários, geralmente têm um prazo de prescrição de 5 anos. No entanto, dívidas fiscais, trabalhistas e outras podem ter prazos diferentes.

 

É importante ressaltar que mesmo que uma dívida esteja prescrita, ela não está extinta. Uma dívida com mais de 5 anos não quitada continua existindo. O devedor ainda pode ser cobrado pelo credor, mas não pode mais buscar uma ação judicial para obrigar o pagamento, ou seja, a cobrança é administrativa.

 

 

Um abraço para todos.

Dr.ª Tamires Brandão Pedrini – Advogada.

OAB/SP n°. 409.420.

contato

Atendimento personalizado em São Paulo e em todo território nacional.

Preencha o formulário para entrar em contato, tirar dúvidas sobre serviços, expressar suas críticas e comentários ou simplesmente para deixar-me uma mensagem. O sigilo será sempre respeitado. Você também poderá visitar o escritório e interagir com as redes sociais Ana Brocanelo, acessando os links abaixo.

Por favor, escreva seu nome corretamente. Por favor, escreva seu telefone corretamente. Por favor, escreva o assunto corretamente.
Por favor, escreva sua mensagem corretamente.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Obrigada ! Seu E-mail foi enviado com sucesso.
Ocorreu um falha no envio do seu email. Por favor, avise-nos se continuar acontecendo. Obrigada.

São Paulo

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 680. 14° andar. Cj: 143

Jardim Paulista. São Paulo - SP. CEP: 01403-000