Notícias

Construí minha casa no terreno do meu sogro e vou me divorciar. E agora?

Construir em um terreno que não é seu pode gerar muitas dúvidas e, muitas vezes, a gente não sabe nem quais são os nossos direitos.

 

No seu caso, construir seu imóvel no terreno de seu sogro, pode conceder direito à indenização pela construção realizada. Esse direito abrange o valor gasto com a obra ou, alternativamente, o valor de mercado da construção. Dependendo da situação, você pode até adquirir a propriedade, reembolsando seu sogro, mas essa é uma circunstância mais difícil devido ao divórcio.

 

Ao decidir construir em um terreno que não pertence ao casal (mesmo que um deles seja o pai ou a mãe), é necessário estabelecer desde o início uma situação legal e documentada. Provas concretas, como recibos de pagamento das despesas da construção, são essenciais para garantir que os construtores tenham direitos sólidos sobre a construção.

 

Manter registros detalhados é importante para proteger seus investimentos na construção. Procure todas as notas fiscais, contratos e comprovantes de pagamento relacionados aos gastos com a obra. Essa documentação não apenas irá lhe respaldar financeiramente, mas também serve como evidência no caso de alguma disputa judicial.

 

A ausência dessa documentação pode resultar na perda dos investimentos realizados na construção de seu imóvel. Se não houver provas claras de que o casal arcou com as despesas da obra, a construção pode ser presumida como se fosse de responsabilidade do proprietário do terreno. Isso coloca em risco os seus direitos sobre a propriedade construída.

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438

contato

Atendimento personalizado em São Paulo e em todo território nacional.

Preencha o formulário para entrar em contato, tirar dúvidas sobre serviços, expressar suas críticas e comentários ou simplesmente para deixar-me uma mensagem. O sigilo será sempre respeitado. Você também poderá visitar o escritório e interagir com as redes sociais Ana Brocanelo, acessando os links abaixo.

Por favor, escreva seu nome corretamente. Por favor, escreva seu telefone corretamente. Por favor, escreva o assunto corretamente.
Por favor, escreva sua mensagem corretamente.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Obrigada ! Seu E-mail foi enviado com sucesso.
Ocorreu um falha no envio do seu email. Por favor, avise-nos se continuar acontecendo. Obrigada.

São Paulo

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 680. 14° andar. Cj: 143

Jardim Paulista. São Paulo - SP. CEP: 01403-000