Notícias

Guarda Compartilhada de filhos é proibida quando há risco de violência doméstica.

Hoje, vamos falar sobre a recente alteração na legislação brasileira que tem gerado discussões acaloradas e implicações significativas para a proteção de crianças e adolescentes.

 

Foi promulgada a Lei 14.713/2022, que proíbe a Guarda Compartilhada em casos nos quais haja risco de violência doméstica ou familiar envolvendo o casal ou os filhos. Um tema polêmico que tem gerado discussões acaloradas e implicações significativas para a proteção de crianças e adolescentes.

 

O ambiente familiar é onde esse tipo de violência mais ocorre. Com essa mudança na legislação, quando não houver acordo entre a mãe e o pai, a Guarda Compartilhada não será concedida se um dos genitores declarar ao magistrado que não deseja a guarda da criança ou do adolescente ou quando houver elementos que evidenciem a probabilidade de risco de violência doméstica ou familiar. Durante as ações de guarda, o juiz deverá consultar os pais e o Ministério Público sobre o risco de violência doméstica ou familiar envolvendo o casal ou os filhos, antes da audiência de Conciliação.

 

Há um prazo de cinco dias após a consulta do juiz para a apresentação das provas relacionadas a esse tipo de ameaça. Isso contribui para uma análise mais precisa da situação e auxilia na tomada de decisão que melhor atenda às necessidades das crianças envolvidas.

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438

contato

Atendimento personalizado em São Paulo e em todo território nacional.

Preencha o formulário para entrar em contato, tirar dúvidas sobre serviços, expressar suas críticas e comentários ou simplesmente para deixar-me uma mensagem. O sigilo será sempre respeitado. Você também poderá visitar o escritório e interagir com as redes sociais Ana Brocanelo, acessando os links abaixo.

Por favor, escreva seu nome corretamente. Por favor, escreva seu telefone corretamente. Por favor, escreva o assunto corretamente.
Por favor, escreva sua mensagem corretamente.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Obrigada ! Seu E-mail foi enviado com sucesso.
Ocorreu um falha no envio do seu email. Por favor, avise-nos se continuar acontecendo. Obrigada.

São Paulo

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 680. 14° andar. Cj: 143

Jardim Paulista. São Paulo - SP. CEP: 01403-000