Notícias

Guarda Compartilhada. Maíra Cardi pode perder a guarda da filha?

Arthur Aguiar, pai de Sophia, respondeu às críticas de que não havia acompanhado a filha ao hospital e afirmou que não estava ciente da situação. Em entrevista ao R7, Dr.ª Ana Brocanelo, advogada especialista em Direito de Família e Sucessões, esclareceu se a mãe da menina, Maíra Cardi, poderia perder a guarda da filha por não ter notificado o ex-marido sobre a hospitalização.

 

A advogada Larissa Oliveira explicou que, como Maíra e Arthur compartilham a guarda da filha, ambos têm poder de decisão sobre a criança, e, portanto, todas as decisões precisam ser tomadas em conjunto. Segundo Larissa, Maíra não é obrigada a informar Arthur imediatamente sobre a hospitalização, especialmente em caso de emergência, mas ela deve notificá-lo assim que possível para que ambos possam ajudar a filha, visando sempre o melhor interesse da criança.

 

Larissa ainda afirmou que, como foi uma situação isolada, não há chances de viabilidade jurídica para que a guarda seja questionada. No entanto, se isso acontecer de forma contínua, o Judiciário pode ser acionado para alinhar as questões referentes à guarda da criança.

 

Por outro lado, a advogada Ana Brocanelo, explicou que, segundo a lei 12.318, de 2010, Maíra teria cometido um ato previsto na lei ao omitir informações relevantes sobre a criança, como a hospitalização. Em caso de pedido judicial de Arthur, Maíra poderá ser chamada a responder com uma advertência verbal, multa e, em caso de reincidência, sofrer um processo por Alienação Parental, correndo o risco de perder a Guarda Compartilhada.

 

Para a advogada Luciana Toledo Niess, especialista em direito de família, a responsabilidade na guarda compartilhada deve ser de ambos os genitores, independentemente de onde a criança reside. Segundo ela, tanto o pai quanto a mãe devem decidir igualmente sobre a vida do filho, e a convivência entre todos os envolvidos deve ser harmoniosa. Em uma situação de emergência, aquele que está com a criança pode tomar as primeiras medidas para resguardar sua saúde. No entanto, o outro genitor deve ser informado imediatamente para que ambos possam resolver conjuntamente as condutas seguintes que precisam ser adotadas, sempre visando o melhor interesse do menor.

 

Sophia foi hospitalizada na última segunda-feira (20) com febre e ficou acompanhada de sua mãe e do novo namorado dela, Thiago Nigro. Quando criticado por não estar presente no hospital, Arthur Aguiar afirmou que a internet estava cheia de julgamentos infundados e que precisava ser informado da situação para poder estar com a filha no hospital.

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438

Fonte referência: LOURENÇO, Giullyana Aya. "Maíra Cardi pode ser punida por não avisar Arthur Aguiar sobre hospitalização da filha; entenda". Website R7. 21 de março de 2023 - Famoros e TV.  Fonte fotográfica: Reprodução/Instagram.

contato

Atendimento personalizado em São Paulo e em todo território nacional.

Preencha o formulário para entrar em contato, tirar dúvidas sobre serviços, expressar suas críticas e comentários ou simplesmente para deixar-me uma mensagem. O sigilo será sempre respeitado. Você também poderá visitar o escritório e interagir com as redes sociais Ana Brocanelo, acessando os links abaixo.

Por favor, escreva seu nome corretamente. Por favor, escreva seu telefone corretamente. Por favor, escreva o assunto corretamente.
Por favor, escreva sua mensagem corretamente.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Obrigada ! Seu E-mail foi enviado com sucesso.
Ocorreu um falha no envio do seu email. Por favor, avise-nos se continuar acontecendo. Obrigada.

São Paulo

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 680. 14° andar. Cj: 143

Jardim Paulista. São Paulo - SP. CEP: 01403-000