Notícias

Como fica a Pensão Alimentícia do filho quando o pai está afastado pelo INSS?

Quando um dos genitores está afastado do trabalho por motivo de doença ou acidente e começa a receber o benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o valor da Pensão Alimentícia pode ser afetado, uma vez que o benefício previdenciário pode substituir em parte a renda do indivíduo durante o período de afastamento.

 

Um funcionário afastado do trabalho fica sob responsabilidade do empregador pelos primeiros 15 dias e, a partir do 16º dia a responsabilidade é do INSS. Desta forma, nos 15 dias iniciais, a pensão incidirá sobre o salário e o pagamento pode ser feito diretamente na folha de pagamento ou o genitor repassa o valor da Pensão Alimentícia ao filho. A partir do 16º dia, a pensão incide sobre o salário-benefício e, com base no valor que o genitor recebe do INSS, a porcentagem correspondente da pensão é calculada sobre o valor novo recebido pelo genitor.

 

Cada caso é único, e a decisão final depende do juiz responsável pelo processo.

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438

contato

Atendimento personalizado em São Paulo e em todo território nacional.

Preencha o formulário para entrar em contato, tirar dúvidas sobre serviços, expressar suas críticas e comentários ou simplesmente para deixar-me uma mensagem. O sigilo será sempre respeitado. Você também poderá visitar o escritório e interagir com as redes sociais Ana Brocanelo, acessando os links abaixo.

Por favor, escreva seu nome corretamente. Por favor, escreva seu telefone corretamente. Por favor, escreva o assunto corretamente.
Por favor, escreva sua mensagem corretamente.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Obrigada ! Seu E-mail foi enviado com sucesso.
Ocorreu um falha no envio do seu email. Por favor, avise-nos se continuar acontecendo. Obrigada.

São Paulo

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 680. 14° andar. Cj: 143

Jardim Paulista. São Paulo - SP. CEP: 01403-000