Notícias

Planejando seu Casamento Civil? O que pode impedir o seu casamento?

O Casamento Civil, regido pelo Código Civil, é um passo importante na vida de um casal. Porém, muitas vezes, as pessoas não estão cientes das complexidades envolvidas. Além das questões da escolha do Regime de Bens, etapas de habilitação e documentos necessários, existem fatores no artigo 1.521 do Código Civil, que podem impedir a concretização de uma união, e não é só o "fale agora ou cale-se para sempre":

 

• Parentesco próximo e afins em linha reta: segundo o Código Civil, é proibido o casamento entre ascendentes e descendentes, independentemente do parentesco ser natural ou civil. Isso significa que pais não podem se casar com filhos, e vice-versa. Além disso, o casamento entre afins em linha reta, como sogro e nora, também é proibido.

 

• Adoção e casamento prévio: a lei também veta o casamento entre o adotante e o cônjuge do adotado, bem como entre o adotado e o cônjuge do adotante. Isso visa evitar possíveis conflitos de interesse e proteger a integridade da família.

 

• Restrições entre irmãos e colaterais: os irmãos, sejam eles unilaterais ou bilaterais, não podem se casar entre si. Além disso, essa restrição se estende aos demais colaterais até o terceiro grau, ou seja, primos em terceiro grau também não podem contrair matrimônio.

 

• Casamento com pessoa casada: é importante respeitar os compromissos já assumidos. Portanto, o casamento com uma pessoa que já está legalmente casada é proibido, a menos que haja o Divórcio.

 

• Cônjuge sobrevivente e crime contra o consorte: a lei proíbe o casamento de uma pessoa condenada por homicídio ou tentativa de homicídio contra o cônjuge falecido. Essa restrição visa evitar possíveis situações de risco e preservar a segurança das pessoas.

 

• Certidão de Casamento averbada: para pessoas viúvas, separadas ou divorciadas que desejam se casar novamente, é crucial que a Certidão de Casamento anterior tenha sido devidamente averbada. A averbação é o processo legal que comprova oficialmente a dissolução do casamento anterior, permitindo que uma nova união seja formalizada.

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438

contato

Atendimento personalizado em São Paulo e em todo território nacional.

Preencha o formulário para entrar em contato, tirar dúvidas sobre serviços, expressar suas críticas e comentários ou simplesmente para deixar-me uma mensagem. O sigilo será sempre respeitado. Você também poderá visitar o escritório e interagir com as redes sociais Ana Brocanelo, acessando os links abaixo.

Por favor, escreva seu nome corretamente. Por favor, escreva seu telefone corretamente. Por favor, escreva o assunto corretamente.
Por favor, escreva sua mensagem corretamente.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Obrigada ! Seu E-mail foi enviado com sucesso.
Ocorreu um falha no envio do seu email. Por favor, avise-nos se continuar acontecendo. Obrigada.

São Paulo

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 680. 14° andar. Cj: 143

Jardim Paulista. São Paulo - SP. CEP: 01403-000