Notícias

Pais divorciados. Como apresentar a nova namorada ou namorado aos filhos?

A gente sabe que o Divórcio nem sempre é um processo fácil, principalmente quando envolve filhos, afinal, lidamos com isso diariamente. A ruptura de rotina e hábitos, a necessidade de adaptar-se a uma nova realidade e a preocupação sobre como as crianças vão reagir são desafios complicados, não é?

 

Um desses desafios ocorre quando o pai ou a mãe conhecem uma outra pessoa e vão apresentá-la ao filho, à filha. Como planejar isso? Como e o que deve ser dito?

 

Quando pais se separam e, após algum tempo, desejam e encontram novos relacionamentos, comunicar essa decisão aos filhos é um primeiro passo importante. Será que apenas explicar às crianças que é necessário reconstruir sua vida, e que isso inclue a possibilidade de novos relacionamentos é o bastante?

 

A questão sobre quando apresentar um novo parceiro aos filhos é subjetiva e depende de cada situação. Não existe um tempo ideal, mas é importante que o novo casal tenha planos a longo prazo e a mesma perspectiva de um relacionamento sério e duradouro. A apresentação deve ocorrer de forma gradual e natural, permitindo que as crianças se adaptem à presença do novo membro na vida da família. Desta forma, minimiza-se o impacto da situação.

 

Após a apresentação é importante estar preparado para possíveis reações das crianças, como ciúmes ou comparações com o outro genitor. O ciúme é uma emoção natural, desde que não seja excessivo. Validar os sentimentos das crianças e oferecer atenção e afeto são passos importantes para ajudá-las a atravessar esse período com segurança emocional.

 

Quando as crianças fazem comparações, é importante entender que suas preferências são naturais e não um ataque aos pais. Respeitar essas opiniões é fundamental para construir um relacionamento saudável com os filhos.

 

Os novos parceiros desempenham um papel significativo na vida das crianças de pais separados. É essencial que eles evitem impor sua presença como substitutos dos pais biológicos. Respeitar o tempo, espaço e os sentimentos das crianças é vital. Além disso, incluí-las em atividades do casal que sejam de interesse infantil é uma maneira eficaz de conquistar a confiança e o afeto das crianças.

 

Empatia e a comunicação efetiva entre os pais separados é um fator crucial para proporcionar estabilidade às crianças. Mesmo quando os pais vivem em cidades diferentes, manter uma comunicação cúmplice e uma abordagem positiva em relação ao outro é essencial. Isso ajuda as crianças a sentir que ambos os pais estão envolvidos e presentes em suas vidas.

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438

contato

Atendimento personalizado em São Paulo e em todo território nacional.

Preencha o formulário para entrar em contato, tirar dúvidas sobre serviços, expressar suas críticas e comentários ou simplesmente para deixar-me uma mensagem. O sigilo será sempre respeitado. Você também poderá visitar o escritório e interagir com as redes sociais Ana Brocanelo, acessando os links abaixo.

Por favor, escreva seu nome corretamente. Por favor, escreva seu telefone corretamente. Por favor, escreva o assunto corretamente.
Por favor, escreva sua mensagem corretamente.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Obrigada ! Seu E-mail foi enviado com sucesso.
Ocorreu um falha no envio do seu email. Por favor, avise-nos se continuar acontecendo. Obrigada.

São Paulo

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 680. 14° andar. Cj: 143

Jardim Paulista. São Paulo - SP. CEP: 01403-000