Notícias

O que é um Casamento Nuncupativo?

O Casamento Nuncupativo pode soar estranho para a maioria das pessoas, mas ele se refere a uma modalidade especial de união legal, voltada para noivos que enfrentam um risco iminente de morte. A celebração do casamento é realizada de forma urgente e diferenciada, com o objetivo de permitir que os noivos formalizem sua união mesmo em circunstâncias desafiadoras.

 

Diferentemente do Casamento Civil tradicional, o Casamento Nuncupativo dispensa a presença de um Juiz de Paz e a maioria das etapas previstas em lei para a realização da união. Para concretizá-lo são necessárias apenas seis testemunhas que não possuam qualquer grau de parentesco com os noivos.

 

As formalidades são reduzidas ao mínimo, e os noivos simplesmente manifestam suas vontades perante as testemunhas. Isso permite que esse tipo de casamento seja realizado em locais diversos, como ambientes hospitalares ou residenciais, de acordo com a conveniência dos noivos.

 

Após a celebração, as testemunhas devem comparecer ao Cartório de Registro Civil em até 10 dias. Lá, diante de um juiz, elas relatam o que presenciaram e atestam que um dos nubentes estava em risco de morte, mas ainda assim possuía plenas faculdades mentais.

 

Caso o nubente doente se recupere dentro do prazo estipulado para o comparecimento das testemunhas, ele pode ratificar o ato diante do juiz, tornando desnecessário o comparecimento das testemunhas novamente. Após verificar a veracidade dos fatos e a capacidade dos noivos para o casamento, o juiz ordena o registro da união no Cartório, com a data da celebração diante das testemunhas constando na certidão.

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438

contato

Atendimento personalizado em São Paulo e em todo território nacional.

Preencha o formulário para entrar em contato, tirar dúvidas sobre serviços, expressar suas críticas e comentários ou simplesmente para deixar-me uma mensagem. O sigilo será sempre respeitado. Você também poderá visitar o escritório e interagir com as redes sociais Ana Brocanelo, acessando os links abaixo.

Por favor, escreva seu nome corretamente. Por favor, escreva seu telefone corretamente. Por favor, escreva o assunto corretamente.
Por favor, escreva sua mensagem corretamente.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Obrigada ! Seu E-mail foi enviado com sucesso.
Ocorreu um falha no envio do seu email. Por favor, avise-nos se continuar acontecendo. Obrigada.

São Paulo

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 680. 14° andar. Cj: 143

Jardim Paulista. São Paulo - SP. CEP: 01403-000