Notícias

É possível adquirir um imóvel por abandono (Usucapião)?

Muitas pessoas já ouviram falar de alguém que se tornou proprietário de um imóvel que não foi comprado, adquirido legalmente e, mesmo assim, conseguiu regularizar os papéis tomando posse da propriedade.

 

A Usucapião é um meio jurídico pela qual um bem, seja móvel ou imóvel, pode ser adquirido, caso o proprietário anterior o tenha abandonado por um período de tempo (o tempo de posse ininterrupta para a aplicação de Usucapião depende do tipo). Neste contexto, tem como objetivo conferir uma função social à propriedade e é uma forma de aquisição de direitos reais.

 

- Bens móveis: móveis, automóveis, motocicletas, eletrodomésticos, etc.;

- Bens imóveis: terrenos, casas, apartamentos, prédios, etc.

 

Existem algumas condições que devem ser cumpridas para que a Usucapião seja aplicada a um bem. Utilizando-se um imóvel como exemplo, abrangem: a posse pacífica e contínua do imóvel, a ausência de qualquer outro direito sobre o imóvel, a publicidade e a boa-fé do possuidor. Se essas condições forem cumpridas, o imóvel será considerado abandonado e o possuidor será o novo proprietário.

 

No entanto, é importante observar que a Usucapião não se aplica às terras da União, Bens Públicos, Contrato de Locação de Imóveis e Contrato de Comodato.

 

Além disso, é importante esclarecer que existem diferentes tipos de usucapião, cada um com suas próprias regras e especificações. Existem 8 tipos diferentes de usucapião: Usucapião Ordinária, Usucapião Urbana, Usucapião Rural, Usucapião Coletiva, Usucapião Familiar, Usucapião Extrajudicial, Usucapião de Bens Móveis e Usucapião Extraordinária.

 

 

• Quanto custa um processo de Usucapião?

 

O custo de um processo de Usucapião varia dependendo de vários fatores, como o local onde o processo é realizado, o valor da propriedade em questão e o tipo de usucapião.

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438

contato

Atendimento personalizado em São Paulo e em todo território nacional.

Preencha o formulário para entrar em contato, tirar dúvidas sobre serviços, expressar suas críticas e comentários ou simplesmente para deixar-me uma mensagem. O sigilo será sempre respeitado. Você também poderá visitar o escritório e interagir com as redes sociais Ana Brocanelo, acessando os links abaixo.

Por favor, escreva seu nome corretamente. Por favor, escreva seu telefone corretamente. Por favor, escreva o assunto corretamente.
Por favor, escreva sua mensagem corretamente.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Obrigada ! Seu E-mail foi enviado com sucesso.
Ocorreu um falha no envio do seu email. Por favor, avise-nos se continuar acontecendo. Obrigada.

São Paulo

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 680. 14° andar. Cj: 143

Jardim Paulista. São Paulo - SP. CEP: 01403-000