Publicações

Eu me divorciei e estou grávida. Posso pedir pensão ao pai da criança?

Sim, pode.

 

Com a introdução no ordenamento jurídico brasileiro da Lei Federal nº 11.804, de 5 de novembro de 2008, a mulher grávida passou a ter legitimidade para propor a Ação de Alimentos. Para que esta ação, também chamada de Alimentos Gravídícos, seja fixada pelo juiz, a mãe deverá juntar provas de que manteve algum tipo de relacionamento com o pai do nascituro, seja através de casamento, união estável (regular ou não), namorado, amante, relacionamento eventual ou outros tipos de relacionamento.

 

A fixação de Alimentos Gravídicos prevê que o pai biológico da criança auxilie a mãe gestante com uma pensão mensal que engloba custos de alimentação, assistência médica completa e psicológica, medicamentos, vestuário, o parto em si, etc, visando assegurar uma gestação saudável e garantir o desenvolvimento saudável do bebê. O valor dos Alimentos Gravídicos não pode ultrapassar os gastos relativos à gravidez, para que a mãe não utilize esse tipo de pensão para fomentar futilidades, luxo e ostentação, ainda que visível a riqueza do suposto pai.

 

A prestação dos alimentos gravídicos dura o tempo da gestação, até o nascimento com vida do bebê. Após esse período, converte-se em Pensão Alimentícia em benefício da criança. O pai poderá requisitar a exoneração, mediante prova pericial (DNA), de que a criança não é seu filho (a).

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438 | OAB/ES: 23.075

contato

Atendimento personalizado em São Paulo e em todo território nacional.

Preencha o formulário para entrar em contato, tirar dúvidas sobre serviços, expressar suas críticas e comentários ou simplesmente para deixar-me uma mensagem. O sigilo será sempre respeitado. Você também poderá visitar o escritório e interagir com as redes sociais Ana Brocanelo, acessando os links abaixo.

Por favor, escreva seu nome corretamente. Por favor, escreva seu telefone corretamente. Por favor, escreva o assunto corretamente.
Por favor, escreva sua mensagem corretamente.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Obrigada ! Seu E-mail foi enviado com sucesso.
Ocorreu um falha no envio do seu email. Por favor, avise-nos se continuar acontecendo. Obrigada.

SÃO PAULO

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 680. 14° andar. Cj: 143

Jardim Paulista. São Paulo - SP. CEP: 01403-000

(11) 3266-3777