Publicações

É possível conhecer o testamento feito por um familiar na Justiça?

O Código Civil Brasileiro prevê que 50% do patrimônio deve ser destinado aos chamados herdeiros necessários, que são os descendentes (filhos, netos, bisnetos), ascendentes (pais, avós) e cônjuge. Desta forma, se houver uma dessas pessoas vivas, o testador é obrigado a deixar metade de seus bens a ela. Ou seja, apenas 50% do patrimônio pode ser destinado para uma pessoa escolhida. Através de um testamento, todos nós poderemos repartir essa porcentagem da herança de maneira diferente do que prevê a Justiça.

 

Mas, é possível conhecer quais são as determinações do testamento feito por um familiar na Justiça?

 

O conteúdo de um testamento só pode ser conhecido após o falecimento da pessoa. Através de uma pesquisa em Cartório de Notas, o máximo que se pode saber é se um testamento existe ou não. Somente após o falecimento da pessoa, caso você esteja com o Atestado de Óbito e de outros documentos, é possível realizar uma pesquisa no Colégio Notarial que indicará em qual cartório o testamento está arquivado. Desta forma, você poderá ter uma cópia do conteúdo do testamento com as posições de última vontade de seu familiar.

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438 | OAB/ES: 23.075

contato

Atendimento personalizado em São Paulo e em todo território nacional.

Preencha o formulário para entrar em contato, tirar dúvidas sobre serviços, expressar suas críticas e comentários ou simplesmente para deixar-me uma mensagem. O sigilo será sempre respeitado. Você também poderá visitar o escritório e interagir com as redes sociais Ana Brocanelo, acessando os links abaixo.

Por favor, escreva seu nome corretamente. Por favor, escreva seu telefone corretamente. Por favor, escreva o assunto corretamente.
Por favor, escreva sua mensagem corretamente.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Obrigada ! Seu E-mail foi enviado com sucesso.
Ocorreu um falha no envio do seu email. Por favor, avise-nos se continuar acontecendo. Obrigada.

SÃO PAULO

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 680. 14° andar. Cj: 143

Jardim Paulista. São Paulo - SP. CEP: 01403-000

(11) 3266-3777