Publicações

Assédio Moral: uma violência no trabalho.

O Assédio Moral no trabalho é caracterizado pela exposição repetitiva e prolongada de um profissional, durante sua jornada de trabalho, a situações humilhantes e / ou constrangedoras.

 

Em sua grande maioria, as situações de assédio acontecem em relações hierárquicas de forma descendente, ou seja, de uma chefia para com seu subordinado, mas também há incidências de casos entre profissionais do mesmo nível hierárquico, ou mesmo de subordinados para com suas chefias, em especial na esfera pública onde há o caráter de estabilidade.

 

Essa violência psicológica causada por situações de assédio moral tem de fato a intenção de desestabilizar emocionalmente a vítima e, em parte dos casos, fazer com que ela peça demissão ou desista de um determinado cargo ou condição de trabalho. As pessoas que sofrem esse tipo de agressão normalmente têm dificuldade de falar no assunto, por vergonha, medo ou insegurança, e por vezes não encontram em seu local de trabalho um espaço para tratar o assunto, o que agrava ainda mais o problema.

 

Quando a situação de assédio se prolonga e nenhuma providência é tomada, as consequências podem ser bastante graves, desde impactos no sono, alimentação, sistema imunológico e dores generalizadas, até quadros de depressão, transtorno do pânico, Síndrome de Burnout e tentativas de suicídio.

 

É importante que, ao se perceber em situação de assédio moral, a vítima busque auxílio nas esferas psicológica, institucional e jurídica.

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438 | OAB/ES: 23.075

Fonte: Tribuna do Ceará - Blog Psicologia em Pauta. "Assédio Moral: uma violência psicológica no trabalho". Por Pâmela Souza Lima. Texto editado. https://goo.gl/mW93LT

contato

Atendimento personalizado em São Paulo e em todo território nacional.

Preencha o formulário para entrar em contato, tirar dúvidas sobre serviços, expressar suas críticas e comentários ou simplesmente para deixar-me uma mensagem. O sigilo será sempre respeitado. Você também poderá visitar o escritório e interagir com as redes sociais Ana Brocanelo, acessando os links abaixo.

Por favor, escreva seu nome corretamente. Por favor, escreva seu telefone corretamente. Por favor, escreva o assunto corretamente.
Por favor, escreva sua mensagem corretamente.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Obrigada ! Seu E-mail foi enviado com sucesso.
Ocorreu um falha no envio do seu email. Por favor, avise-nos se continuar acontecendo. Obrigada.

SÃO PAULO

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 680. 14° andar. Cj: 143

Jardim Paulista. São Paulo - SP. CEP: 01403-000

(11) 3266-3777