Notícias

Você sabia que o Inventário Extrajudicial é mais rápido e barato?

O Inventário é um procedimento necessário para que haja a efetiva partilha de bens e transferência dos bens deixados por alguém que já faleceu aos seus herdeiros. Não há um prazo determinado para a finalização de um Inventário. Pode ser rápido, se os herdeiros estiverem de acordo e colaborarem, ou pode ser um processo longo e desgastante, especialmente quando feito judicialmente, e não houver acordo entre os herdeiros sobre a Partilha de Bens.

 

Visando agilidade, o Código de Processo Civil e Código Civil apresentam outra opção: o Inventário Extrajudicial. Se atendidos os requisitos da Lei, poderá ser realizado inventário diretamente no cartório, de forma extrajudicial. Ao final do procedimento, o tabelião expedirá Escritura Pública utilizada para o Registro de Transferência de Bens e levantamento de valores junto às instituições financeiras.

 

Os requisitos básicos para realização de um Inventário Extrajudicial definem que todos os herdeiros sejam maiores e capazes, que todos estejam de acordo com a Partilha dos Bens, que não exista Testamento deixado pelo falecido, e que estejam todos assistidos por um advogado.

 

Preenchidos todos esses requisitos, o tabelião exigirá um rol de documentos como, por exemplo, Certidão de Óbito, de nascimento, de casamento, documentos pessoais do falecido e dos herdeiros, certidões negativas de tributos do falecido, negativa de Testamento, bem como documentos que comprovem a propriedade dos bens e valores a serem inventariados.

 

Deverá, também, ser apresentado ao tabelião o pagamento de Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação - ITCMD sobre os bens inventariados.

 

Importante ressaltar que um inventário possui prazo legal para ser iniciado. Caso seja ultrapassado o prazo, haverá incidência de multa de 20% sobre o valor do imposto ITCMD.

 

Após atendidos todos os requisitos, apresentados todos os documentos solicitados e quitado o imposto ITCMD e os emolumentos do tabelionato, a Escritura Pública de Inventário produzirá os efeitos formalizados. O que levaria anos no Judiciário, pode ser resolvido em algumas semanas diretamente no tabelionato, de forma mais prática e rápida.

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438

Fonte: Canal Içara. “Inventário rápido existe, é o extrajudicial.” Texto editado. Sob licença CC BY 2.5 BR.

contato

Atendimento personalizado em São Paulo e em todo território nacional.

Preencha o formulário para entrar em contato, tirar dúvidas sobre serviços, expressar suas críticas e comentários ou simplesmente para deixar-me uma mensagem. O sigilo será sempre respeitado. Você também poderá visitar o escritório e interagir com as redes sociais Ana Brocanelo, acessando os links abaixo.

Por favor, escreva seu nome corretamente. Por favor, escreva seu telefone corretamente. Por favor, escreva o assunto corretamente.
Por favor, escreva sua mensagem corretamente.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Obrigada ! Seu E-mail foi enviado com sucesso.
Ocorreu um falha no envio do seu email. Por favor, avise-nos se continuar acontecendo. Obrigada.

São Paulo

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 680. 14° andar. Cj: 143

Jardim Paulista. São Paulo - SP. CEP: 01403-000