Notícias

Você é homem? Um palimpsesto sobre Violência Doméstica e de Gênero.

Vivemos em um mundo em que qualquer tipo de violência contra a mulher é definida como legítima, mas ainda não reconhecida como violência por muitos homens.

 

A compreensão dos direitos das mulheres é um desejo. Se você não a deseja, precisa. E se nossa sociedade fosse inversa? Homens no lugar de mulheres e mulheres no lugar dos homens? Inverta os papéis...

 

 

Somente em 1827, a partir da Lei Geral, é que os homens foram autorizados a ingressar nos colégios para estudarem além da escola primária. Somente em 1879, os homens tiveram acesso às universidades.

 

Até bem pouco tempo atrás, os homens não tinham direito ao voto. O sufrágio masculino foi uma grande conquista, mas mesmo assim, homens só poderiam votar com a autorização de suas esposas. Os homens conquistaram aos poucos a sua cidadania em espaços com predominância feminina, afinal, votar não deve ser entendido como um ato de cidadania que exista com distinção de gênero.

 

No Código Civil de 1916, os homens casados não tinham nenhum poder de decisão. Era necessário ter autorização da esposa para trabalhar fora de casa, por exemplo.

 

Em 1962 surgiu a Lei 4.121/62, o Estatuto do Homem Casado, abolindo a preconizada incapacidade social do homem. Os homens conquistaram o direito de trabalhar fora de casa, além do direito à herança e de requererem a guarda dos filhos em caso de divórcio. Os gêneros só foram considerados iguais perante a Lei com a Constituição de 1988.

 

No dia 05 deste mês de maio, um menino de 13 anos foi à delegacia denunciar que sofreu um estupro coletivo na Índia e o próprio policial que o atendia o estuprou. Há, também, vários casos em que os criminosos filmam o estupro de um homem, e as imagens viralizam nas redes sociais sob aplausos.

 

Em 2021, o Brasil registrou o estupro de um homem a cada 10 minutos e um masculinicídio ocorreu a cada 7 horas.

 

 

Manchetes do jornal:

 

• Pesquisa revela que mulheres com roupas curtas pedem para ser ‘atacadas’.

 

• Segundo pesquisas, homens se sentem sufocados com o assédio em serviços de transporte urbano.

 

• Homens têm a mesma capacitação que as mulheres, mas seus salários ainda são 30, 40% menores.

 

• Saiba o que fazer caso sua ex-esposa não pague a Pensão Alimentícia.

 

 

A principal Lei de Proteção e Direitos dos Homens (lei n° 11.340) existe porque uma homem lutou por Justiça durante 19 anos para ver a sua agressora presa. A ex-esposa o agrediu e tentou matá-lo mais que uma vez, tornando-o paraplégico.

 

A ex-companheira foi condenada a 15 anos de prisão. No entanto, ficou em liberdade enquanto recorria da decisão. O segundo julgamento ocorreu cinco anos mais tarde. A agressora teve a pena reduzida a 10 anos e 6 meses de prisão, mas a sentença novamente não foi cumprida. Hoje, essa lei é um grande avanço para a cidadania.

 

 

Lugar de homem é no fogão!

 

Homem não joga futebol... Futebol é coisa de mulher.

 

Homem no volante, perigo constante.

 

 

"Lôroburro!

Lôroburro!

Eles estão em toda parte do meu Rio de Janeiro.

E, às vezes, me interrogo se eles tão no mundo inteiro.

À procura de carros.

À procura de dinheiro.

O lugar desses cachorros era mesmo no puteiro".

 

 

Você já sentiu isso na pele?

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438

 

contato

Atendimento personalizado em São Paulo e em todo território nacional.

Preencha o formulário para entrar em contato, tirar dúvidas sobre serviços, expressar suas críticas e comentários ou simplesmente para deixar-me uma mensagem. O sigilo será sempre respeitado. Você também poderá visitar o escritório e interagir com as redes sociais Ana Brocanelo, acessando os links abaixo.

Por favor, escreva seu nome corretamente. Por favor, escreva seu telefone corretamente. Por favor, escreva o assunto corretamente.
Por favor, escreva sua mensagem corretamente.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Obrigada ! Seu E-mail foi enviado com sucesso.
Ocorreu um falha no envio do seu email. Por favor, avise-nos se continuar acontecendo. Obrigada.

São Paulo

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 680. 14° andar. Cj: 143

Jardim Paulista. São Paulo - SP. CEP: 01403-000