Notícias

Um filho pode ser excluído da herança dos pais?

Heranças, testamentos e planejamento sucessório são temas que geram muitas dúvidas e sobre os quais, infelizmente, teremos que pensar algum dia das nossas vidas. Para que ocorra a exclusão de um filho da herança dos pais - ou de um deles -, é necessário cumprir algumas premissas do Código do Processo Civil.

 

Os herdeiros necessários têm direito à parte legítima de uma herança garantida por lei. Eles são os descendentes (filho, neto, bisneto), os ascendentes (pai, avô, bisavô) e o cônjuge. A parte legítima equivale a 50% dos bens do testador, do qual os herdeiros necessários não podem ser privados. Porém, um filho pode ser excluído se praticar algum ato que a lei denomina reprovável, uma ação criminosa contra a figura dos pais (pai ou mãe), ou seja, atentado contra a vida, atentado contra a honra dos pais, etc. Um exemplo é o caso de Suzane Von Richtofen.

 

Casos desse tipo precisam passar por análise criteriosa e o autor da herança (no exemplo, pai, mãe) precisa entrar com ação própria de deserdação, apresentando provas que comprovem a medida para que o filho seja considerado indigno de receber a herança e seja excluído de seus direitos hereditários. O acusado, por sua vez, tem a oportunidade de se defender das acusações e de pleitear o direito à herança. Somente ações graves levam a retirada do herdeiro necessário do testamento, desentendimentos casuais não fazem parte dos motivos.

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438 | OAB/ES: 23.075

contato

Atendimento personalizado em São Paulo e em todo território nacional.

Preencha o formulário para entrar em contato, tirar dúvidas sobre serviços, expressar suas críticas e comentários ou simplesmente para deixar-me uma mensagem. O sigilo será sempre respeitado. Você também poderá visitar o escritório e interagir com as redes sociais Ana Brocanelo, acessando os links abaixo.

Por favor, escreva seu nome corretamente. Por favor, escreva seu telefone corretamente. Por favor, escreva o assunto corretamente.
Por favor, escreva sua mensagem corretamente.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Obrigada ! Seu E-mail foi enviado com sucesso.
Ocorreu um falha no envio do seu email. Por favor, avise-nos se continuar acontecendo. Obrigada.

SÃO PAULO - Zona Sul

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 680. 14° andar. Cj: 143

Jardim Paulista. São Paulo - SP. CEP: 01403-000

SÃO PAULO - Zona Leste

Rua Serra de Botucatu, 1195. Sala 81.

Tatuapé. São Paulo - SP. CEP: 03317-001