Notícias

Posso perder a casa onde moro com minha família para quitar uma dívida?

A Impenhorabilidade do Bem de Família (tutela do patrimônio mínimo) é um direito assegurado pela Legislação Brasileira. Seu principal fundamento é a dignidade da entidade familiar e a garantia constitucional dos direitos sociais das pessoas.

 

Caso uma dívida seja contraída por um dos membros da família (pelos cônjuges, pais, filhos, que sejam os proprietários diretos de um imóvel e que nele residam) e, executada, o imóvel residencial não pode ser penhorado para pagamento, independente se é um débito civil, comercial, tributário, previdenciário, ou de qualquer natureza.

 

Para a caracterização de um imóvel como bem de família e proteção da impenhorabilidade prevista na Lei, deve haver a comprovação de que este seja o único imóvel de propriedade do devedor, bem como de que sirva, efetivamente, de residência à entidade familiar ou de que dele percebiam-se frutos destinados à subsistência da família (um aluiguel, por exemplo), não sendo bastante a simples alegação.

 

A impenhorabilidade não é absoluta e há exceções. Caso o valor do bem é acima da média, se o imóvel foi oferecido espontaneamente em garantia, se existirem algumas das condições expostas no artigo 3º da Lei nº. 8.009/90), o devedor pode perder sim o imóvel intitulado como bem de família para honrar suas dívidas. Além disso, como exemplo, a jurisprudência determinou que as vagas de garagem, desde que tenham matrícula e registro próprios, são penhoráveis, independentemente de estarem relacionadas a imóvel considerado bem de família.

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438

contato

Atendimento personalizado em São Paulo e em todo território nacional.

Preencha o formulário para entrar em contato, tirar dúvidas sobre serviços, expressar suas críticas e comentários ou simplesmente para deixar-me uma mensagem. O sigilo será sempre respeitado. Você também poderá visitar o escritório e interagir com as redes sociais Ana Brocanelo, acessando os links abaixo.

Por favor, escreva seu nome corretamente. Por favor, escreva seu telefone corretamente. Por favor, escreva o assunto corretamente.
Por favor, escreva sua mensagem corretamente.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Obrigada ! Seu E-mail foi enviado com sucesso.
Ocorreu um falha no envio do seu email. Por favor, avise-nos se continuar acontecendo. Obrigada.

São Paulo

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 680. 14° andar. Cj: 143

Jardim Paulista. São Paulo - SP. CEP: 01403-000