Notícias

Meus enteados têm direito à minha herança?

Os filhos do primeiro casamento do seu / sua cônjuge não têm direito à sua herança. Eles não poderão reivindicar nenhum dos bens de seu patrimônio. Porém, é importante salientar que há a dependência do Regime de Bens escolhido no matrimônio com seu / sua atual cônjuge.

 

Caso o seu falecimento ocorra antes de sua atual esposa ou marido, ele / ela terá direito a seus bens e, por consequência, os filhos do primeiro casamento também.

 

No Regime de Comunhão Parcial de Bens, que é o regime adotado pela maioria das pessoas, o cônjuge terá direito à Meação dos bens adquiridos onerosamente durante a vigência do casamento, ou seja, entram na partilha do patrimônio todos os bens que o casal adquiriu conjuntamente durante o casamento. Esse processo chama-se "Meação", pois, consiste na divisão dos bens em razão da extinção do casamento, por morte ou divórcio.

 

Além disso, há a também a herança, em conjunto com o filho ou filhos do casamento anterior do cônjuge, apenas sobre os bens adquiridos anteriormente ao casamento que são recebidos por doação / herança do falecido, na proporção de um terço para cada. Por exemplo, se a esposa ou marido tiver dois filhos, os bens que integram o seu patrimônio particular serão divididos igualmente entre os três herdeiros (cônjuge e filhos), na proporção de 33,33% para cada.

 

Se o Regime de Bens escolhido foi o da Comunhão Universal de Bens, o cônjuge sobrevivente terá direto a 50% do patrimônio do casal, incluindo os imóveis, automóveis, bens financeiros, etc. Os outros 50% serão disponibilizados ao filho ou aos filhos do primeiro casamento, atendendo à proporção do número de filhos. Por exemplo, caso existam dois filhos, a divisão ocorre em 25% para cada um deles.

 

Já no Regime da Separação Total de Bens, não existe o direto de meação ao cônjuge, pois não há patrimônio em comum, porém o cônjuge sobrevivente é herdeiro em conjunto com o filho ou filhos sobre o patrimônio deixado pelo falecido. Seguindo o exemplo, receberá um terço dos bens por herança, em conjunto com os dois filhos (33,33% para cada).

 

 

Um abraço para todos.

Drª. Tamires Brandão Pedrini – Advogada.

OAB/SP n°. 409.420.

contato

Atendimento personalizado em São Paulo e em todo território nacional.

Preencha o formulário para entrar em contato, tirar dúvidas sobre serviços, expressar suas críticas e comentários ou simplesmente para deixar-me uma mensagem. O sigilo será sempre respeitado. Você também poderá visitar o escritório e interagir com as redes sociais Ana Brocanelo, acessando os links abaixo.

Por favor, escreva seu nome corretamente. Por favor, escreva seu telefone corretamente. Por favor, escreva o assunto corretamente.
Por favor, escreva sua mensagem corretamente.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Obrigada ! Seu E-mail foi enviado com sucesso.
Ocorreu um falha no envio do seu email. Por favor, avise-nos se continuar acontecendo. Obrigada.

São Paulo

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 680. 14° andar. Cj: 143

Jardim Paulista. São Paulo - SP. CEP: 01403-000