Notícias

Meu companheiro não se divorciou e faleceu. Sua ex-mulher pode receber a Pensão por Morte?

O Divórcio gera muitas dúvidas aqui no Escritório. Até 2010, era preciso estar separado de fato por dois anos e judicialmente por um ano antes de formalizar o Divórcio. Desde a Emenda Constitucional 66, é possível divorciar-se de forma rápida. Porém, a falta de regularização de uma separação pode trazer muitos problemas para o casal.

 

Um desses problemas relaciona-se com o benefício da Pensão por Morte, solicitada pelo sobrevivente perante o INSS.

 

A Separação de Fato ocorre quando o casal toma a decisão de se separar, mas sem as devidas formalizações judiciais, ou seja, sem um processo de Divórcio. Muitas pessoas, após sairem de um relacionamento, constituem uma nova família desconsiderando o casamento anterior. Para a Justiça, o matrimônio desse casal não foi extinto, legalmente continuam casados.

 

A falta de regularização da separação pode ser um grande problema para o companheiro vivo, podendo até não conseguir o direito ao benefício do INSS, ou ter que dividi-lo.

 

Imagine a seguinte situação: após 10 anos de casamento, sob o Regime de Comunhão Parcial de Bens, Marcos e Juliana decidem se separar sem formalizar o Divórcio... Separação de fato, um para cada lado. Marcos, o ex-marido, constitui uma nova família e convive com sua nova parceira, Marcella, em União Estável, por 5 anos. Ele é a única pessoa que trabalha na família, sustentando o lar, a esposa e seus filhos. Em algum momento, Marcos falece, devido a um ataque cardíaco.

 

Se Juliana, que é formalmente casada com Marcos perante a Justiça, apresentar a Certidão de Casamento, conseguir a Certidão de Óbito de Marcos e solicitrar a Pensão por Morte junto ao INSS, mesmo não sendo dependente e não tendo qualquer vínculo familiar com João por mais de 5 anos, começará a receber a pensão, pois, para o INSS a pessoa que possui essa documentação é a verdadeira dependente do falecido.

 

Essa problema pode ser evitado convertendo-se a Separação de Fato com a formalização e averbação do Divórcio. Marcella receberia a Pensão por Morte de Marcos, mesmo convivendo com ele sob uma União Estável. Para fins previdenciários, precisaria apenas comprovar a relação afetiva entre o casal, já que a dependência econômica é presumida, nos termos do §4 do art. 16 da lei 8.213.

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438

contato

Atendimento personalizado em São Paulo e em todo território nacional.

Preencha o formulário para entrar em contato, tirar dúvidas sobre serviços, expressar suas críticas e comentários ou simplesmente para deixar-me uma mensagem. O sigilo será sempre respeitado. Você também poderá visitar o escritório e interagir com as redes sociais Ana Brocanelo, acessando os links abaixo.

Por favor, escreva seu nome corretamente. Por favor, escreva seu telefone corretamente. Por favor, escreva o assunto corretamente.
Por favor, escreva sua mensagem corretamente.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Obrigada ! Seu E-mail foi enviado com sucesso.
Ocorreu um falha no envio do seu email. Por favor, avise-nos se continuar acontecendo. Obrigada.

São Paulo

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 680. 14° andar. Cj: 143

Jardim Paulista. São Paulo - SP. CEP: 01403-000