Notícias

Lidando com a dor do Divórcio.

Muitos são os sentimentos envolvidos durante o divórcio. O fim de uma união representa sempre um processo de quebra de um projeto de vida, representa um luto pela perda do objeto de amor, e enquanto tal, normalmente vem acompanhado de dores emocionais, e por vezes até físicas, impactando em alguns casos no apetite e no sono.

 

As emoções que emergem nesse momento normalmente são de tristeza, raiva, solidão, desamparo e culpa, dentre outras, e viver essa etapa do sofrimento faz parte do processo. No entanto, há uma grande diferença entre lidar com o sofrimento no sentido de encontrar caminhos para a superação, e criar rituais para cultivar essa dor. Não é um caminho saudável ficar remoendo o passado, ou mesmo adiar questões práticas como a separação dos objetos e rotinas comuns ao casal, assim como não é interessante assumir atitudes drásticas e imediatas, como a busca de um novo amor para substituir o laço que se foi. Pelo contrário, esse tipo de atitude muito mais se assemelha a um processo de fuga, que adiará ainda mais a reconstrução dessa perda afetiva.

 

Para auxiliar nesse momento delicado do divórcio, o primeiro passo é exatamente a aceitação dessa circunstância. Aceitar, em parte significa também usar essa situação como oportunidade de se reavaliar, não com sentimento de culpa, mas como sujeito responsável pela construção e manutenção dos seus laços afetivos. A superação do rompimento também está bastante ligada às demais fontes de afeto e de alegria que cada sujeito possui ao seu redor. Poder dispor do carinho dos amigos e da família, bem como poder alimentar as demais áreas da sua vida que lhe dão sentido (social, cultural, profissional, etc.) também são fundamentais nesse momento. Porém, se você percebe que, mesmo com todo o apoio, está sendo mais doloroso do que consegue dar conta, talvez seja o momento de buscar ajuda de um profissional.

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438 | OAB/ES: 23.075

Fonte: Tribuna do Ceará - Psicologia em paula. "Lidando com a dor do rompimento". Por Pâmela Lima. https://goo.gl/VaGmWX

contato

Atendimento personalizado em São Paulo e em todo território nacional.

Preencha o formulário para entrar em contato, tirar dúvidas sobre serviços, expressar suas críticas e comentários ou simplesmente para deixar-me uma mensagem. O sigilo será sempre respeitado. Você também poderá visitar o escritório e interagir com as redes sociais Ana Brocanelo, acessando os links abaixo.

Por favor, escreva seu nome corretamente. Por favor, escreva seu telefone corretamente. Por favor, escreva o assunto corretamente.
Por favor, escreva sua mensagem corretamente.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Obrigada ! Seu E-mail foi enviado com sucesso.
Ocorreu um falha no envio do seu email. Por favor, avise-nos se continuar acontecendo. Obrigada.

São Paulo

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 680. 14° andar. Cj: 143

Jardim Paulista. São Paulo - SP. CEP: 01403-000