Notícias

Como ocorre a partilha do dinheiro da conta conjunta de um casal quando um deles falece?

Caso o regime de bens adotado no casamento for a Comunhão Universal de Bens e se o casal tiver filhos, o direito da viúva ou do viúvo referente ao saldo da conta conjunta é de 50%, conforme o art. 1.829, I, do Código Civil. Ou seja, metade de todos os bens do casal (meação) pertence ao cônjuge.

 

Se a pessoa falecida não deixou filhos, mas seus pais ainda estejam vivos, o cônjuge ficará com um terço do saldo bancário, pois concorre com os ascendentes. Caso apenas um dos pais da pessoa que faleceu esteja vivo, o cônjuge receberá a metade do valor (artigo 1.829, II). Caso o casal não tenha tido filhos e os ascendentes da pessoa falecida também não estejam vivos, o cônjuge sobrevivente ficará com o valor integral do saldo.

 

A partilha de bens divide entre o cônjuge e prováveis herdeiros o saldo da aplicação bancária conjunta. É fundamental que os familiares não façam o saque dos valores da conta bancária sem antes realizar os trâmites legais. Os valores da conta corrente deverão permanecer intactos e deve-se declarar o saldo da data do falecimento. O valor existente deve ser objeto de inventário e partilha entre os herdeiros, aplicando-se a pena de sonegados ao cotitular que, com dolo ou má-fé, ocultar valores.

 

Por lei, os familiares devem iniciar o processo de inventário após 30 dias do falecimento, bem como a leitura do testamento, se existir. Depois disso, a decisão vai para o juiz, que autorizará a divisão dos bens. Somente com esses documentos o banco poderá efetuar a retirada dos valores;

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438 | OAB/ES: 23.075

contato

Atendimento personalizado em São Paulo e em todo território nacional.

Preencha o formulário para entrar em contato, tirar dúvidas sobre serviços, expressar suas críticas e comentários ou simplesmente para deixar-me uma mensagem. O sigilo será sempre respeitado. Você também poderá visitar o escritório e interagir com as redes sociais Ana Brocanelo, acessando os links abaixo.

Por favor, escreva seu nome corretamente. Por favor, escreva seu telefone corretamente. Por favor, escreva o assunto corretamente.
Por favor, escreva sua mensagem corretamente.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Obrigada ! Seu E-mail foi enviado com sucesso.
Ocorreu um falha no envio do seu email. Por favor, avise-nos se continuar acontecendo. Obrigada.

SÃO PAULO - Zona Sul

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 680. 14° andar. Cj: 143

Jardim Paulista. São Paulo - SP. CEP: 01403-000

SÃO PAULO - Zona Leste

Rua Serra de Botucatu, 1195. Sala 81.

Tatuapé. São Paulo - SP. CEP: 03317-001