Na Mídia

Ciberstalking. Quando hábito se converte em vício.

Uma observação é certa: Ciberstalking em ex-parceiros (ex-maridos, ex-esposas, ex-namorados) nas redes sociais pode atrapalhar a recuperação após a separação e, também, o crescimento pessoal e mental de quem realiza o Stalking.

 

Ter a curiosidade de olhar perfis em redes sociais é um hábito comum. O problema é quando o 'seguir' se torna 'perseguir'. São muitas as pesquisas que apontam que quase 80% das pessoas tentam manter o controle sobre seus ex's usando as redes sociais. Além disso, quando um relacionamento acaba de forma conflituosa, há uma maior probabilidade da prática de perseguição. Isso, por sua vez, contribui para a manutenção de sentimentos de angústia, pensamentos negativos, raiva e, também, desejo, saudade do ex.

 

Juridicamente, Stalking é definido como a perseguição praticada por meios físicos ou virtuais que interfere na liberdade e na privacidade da vítima, ou seja, perseguir outra pessoa reiteradamente, invadindo a privacidade da vítima e ameaçando a integridade física ou psicológica.

 

A perseguição física ou digital, através de redes sociais, Whatsapp, etc., faz parte do Código Penal e quem for condenado pode pegar até três anos de prisão dependendo dos agravantes, além de multa. Se o crime for contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos, a pena ficará maior.

 

Psicologicamente, Stalking pode ser definido como um comportamento anormal, causado por vários distúrbios psicológicos como o narcisismo patológico, pensamentos obsessivos, etc. Esses sentimentos são alimentados por mecanismos inconscientes como raiva, agressividade, solidão e inaptidão social.

 

A prática do Ciberstalking traz enormes prejuízos para a vida social e psicológica. Normalmente, quando hábito se converte em vício, o stalker se afasta dos amigos, deixa de realizar atividades sociais, deixa de ter metas e planos em sua vida e tem uma queda no rendimento no trabalho ou nos estudos.

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438

contato

Atendimento personalizado em São Paulo e em todo território nacional.

Preencha o formulário para entrar em contato, tirar dúvidas sobre serviços, expressar suas críticas e comentários ou simplesmente para deixar-me uma mensagem. O sigilo será sempre respeitado. Você também poderá visitar o escritório e interagir com as redes sociais Ana Brocanelo, acessando os links abaixo.

Por favor, escreva seu nome corretamente. Por favor, escreva seu telefone corretamente. Por favor, escreva o assunto corretamente.
Por favor, escreva sua mensagem corretamente.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Obrigada ! Seu E-mail foi enviado com sucesso.
Ocorreu um falha no envio do seu email. Por favor, avise-nos se continuar acontecendo. Obrigada.

São Paulo

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 680. 14° andar. Cj: 143

Jardim Paulista. São Paulo - SP. CEP: 01403-000